PRODUÇÕES SELECIONADAS
MOSTRA MURALHA
01.DEZ - 17H
LOCAL: Muralha da Fortaleza de São José de Macapá
ENTRADA: Franca
CLASSIFICAÇÃO: Livre
Largada oficial do 19º Festival Imagem-Movimento e momento de ocupação dos espaços públicos de Macapá, com uma Mostra de cinema em tela montada na muralha da maior fortaleza da América Latina.
CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO
Direção: Thiago Morais
Ano: 2022
Duração: 8’27
Classificação: Livre
Origem: Manaus-AM
Sinopse: Narrado no idioma Dessana, Cem Pilum - A História do Dilúvio é o resgate de uma das histórias contadas pelo líder do povo Dessana, Feliciano Lana, fazendo uma homenagem ao artista, que foi vítima da covid-19 e faleceu em 12 de maio de 2020. No tempo antigo, existiam mais animais ferozes do que pessoas. Então, Deus Criador ordenou o dilúvio.
FOSSILIZAÇÃO
Direção: João Folharini
Ano: 2023
Duração: 9’
Classificação: Livre
Origem: Rio de Janeiro-RJ
Sinopse: Em uma praia deserta, Sílvia tenta conversar com sua neta Elisa, mas a garota está focada em cavar um buraco na busca por um fóssil de dinossauro. As duas sabem que têm um assunto importante a tratar, mas o evitam ao máximo, buscando adiar o encontro com a realidade.
LAGRIMAR
Direção: Paula Vanina
Ano: 2024
Duração: 14’
Classificação: Livre
Origem: Natal-RN
Sinopse: Sozinha e rodeada pela seca, Joana é uma menina que vive em busca de água. Sua jornada deixa de ser solitária e ganha novo significado quando um inesperado e enigmático encontro acontece.
DIGA AO POVO QUE AVANCE
Direção: Evelyn Freitas
Ano: 2023
Duração: 15’
Classificação: Livre
Origem: Apodi-RN
Sinopse: Documentário sobre a luta de Lúcia Paiacu Tabajara, liderança indígena em Apodi-RN, na construção do Museu do Índio Luiza Cantofa, que resgata a memória ancestral dos indígenas Paiacu através da preservação de objetos, histórias e tradições.
MOSTRA MISCELÂNEA
02.DEZ - 19H
11 produções.
Duração: 151,48 / 2h31
Local: MovieLand - Av. Presidente Getúlio Vargas, 341 Villa Nova Shopping
A Mostra Miscelânea apresenta produções ficcionais que passeiam por diversos gêneros, linguagens e origens, refletindo, enquanto conjunto de produtos audiovisuais, o multiculturalismo da população brasileira e a diversidade de realidades de nossa sociedade, captada por imagens em movimento. Aqui, filmes de guerrilha, independentes, com grande ou pequeno orçamento, de temáticas e perspectivas diversas transitam livremente pelo mesmo espaço.
AURORA FRUGUM
Direção: Dan Oliveira
Ano: 2024
Duração:11’
Classificação: Livre
Origem: Uruaçu-GO
Sinopse: Cores adulteradas, aromas artificiais e texturas enganosas. Uma experiência subversiva se desenrola, confrontando não apenas a percepção, mas também a moralidade por trás daquilo que consumimos.
PÁSSARO MEMÓRIA
Direção: Leonardo Martinelli
Ano: 2023
Duração: 15’
Classificação: Livre
Origem: Rio de Janeiro-RJ
Sinopse: Um pássaro chamado Memória esqueceu como voltar para casa. Lua, uma mulher trans, tenta encontrá-la nas ruas do Rio de Janeiro, mas a cidade pode ser um lugar hostil.
MEWORONÉ
Direção: Dan Oliveira
Direção: Reidison Ruan Tononé Silva
Ano: 2024
Duração: 15’
Classificação: Livre
Ano: 2024Classificação: Livre
Origem: Uruaçu-GO
Origem: Aldeia Indígena Kariri-Xocó, Porto Real do Colégio-AL
Sinopse: Este curta-metragem indígena retrata a jornada de uma jovem Kariri-Xocó em busca de suas raízes, enfrentando o desafio de preservar sua identidade enquanto equilibra as pressões do mundo moderno.
CABANA
Direção: Adriana de Faria
Ano: 2023
Duração: 14’
Classificação: 12 anos
Origem: Belém-PA
Sinopse: Em meio à floresta amazônica, uma mulher da Revolução Cabana recebe uma indesejada visita.
EU NÃO ESTOU EM LUGAR NENHUM
Direção: Antônio Cortez e Danilo Teixeira
Ano: 2024
Duração:15’
Classificação: 10 anos
Origem: São Carlos-SP
Sinopse: “Eu não estou em lugar nenhum” segue a jornada de Manu, uma mulher trans que de repente não se vê mais no espelho. Enquanto ela busca recuperar sua identidade, o filme aborda questões trans em um contexto político tumultuado, ecoando a luta coletiva por aceitação e autenticidade.
MOSTRA QUINTESSÊNCIA
03.DEZ - 19H
9 produções.
Duração: 80,4/ 1h21
Local: MovieLand - Av. Presidente Getúlio Vargas, 341 Villa Nova Shopping
Para a Cosmologia, a Quintessência seria um elemento de natureza desconhecida responsável pela expansão acelerada do Universo, um agente provocador de transformações e evolução. No audiovisual, ao adotar o experimental como norte, os realizadores propõem novos desafios a si mesmos, ao espectador e à crítica de modo geral. Novas e desconhecidas linguagens surgem do cruzamento das já existentes, indo além das classificações, movimentando a roda imaginária da imagem-movimento. A Quintessência é a mostra das vanguardas técnicas, inovações, experimentos e hibridismos.
LAGUNA PLENA
Direção: Carlon Hardt e Rimon Guimarães
Ano: 2024
Duração: 4:24
Classificação: Livre
Origem: Curitiba-PR
Sinopse: Em um cenário de plenitude natural, uma figura mística, encarnação do feminino originário, encontra um cavalo selvagem com o qual segue em uma jornada ancestral de união com a natureza. Uma ode à pureza, à harmonia com o silvestre, à busca pela liberdade desimpedida, celebrando o amor em sua forma mais natural e crua.
A FLOR JÁ É REAL AINDA DENTRO DO CAULE
Direção: Camila Albrecht e Yuji Kodato
Ano: 2023
Duração:12’
Classificação: Livre
Origem: Brasil
Sinopse: Fotofilme experimental sobre o perpétuo movimento de nascer, morrer e transmutar-se e foi inspirado em um sonho apocalíptico de inundação. Com fotografias de 50 artistas de vários estados do Brasil, o filme é também uma viagem pelos interiores e pela costa do país, dos sulcos do Atlântico aos sertões alagados pelo mar.
INCÊNDIO
Direção: Nico da Costa
Ano: 2024
Duração: 5’27
Classificação: 12 anos
Origem: Fortaleza-CE
Sinopse: Tudo que o fogo toca transmuta a matéria.
MIXARIA NO SERTÃO, OURO NO EXTERIOR
Direção: Filipe Alves
Ano: 2024
Duração: 7’54
Classificação: Livre
Origem: Nova Olinda-CE
Sinopse: Na Chapada do Araripe-CE, uma entidade surge em 2024 para reivindicar os fósseis que foram traficados da região do Cariri, para o exterior. O curta composto por uma série de performances reflete sobre questões patrimoniais e ambientais acerca da degradação do solo, atuação do tráfico e do "corpo fóssil" enquanto grito de artivismo.
MOSTRA APOCALIPSE
03.DEZ - 20H20
6 produções.
Duração: 64’07/ 1h04
Local: MovieLand - Av. Presidente Getúlio Vargas, 341 Villa Nova Shopping
Universo do fantástico e do inexplicável. A Mostra Apocalipse apresenta uma seleção de curtas que caminham nos terrenos alagados do horror, do suspense e do grotesco.
CHÁ REVELAÇÃO
Direção: Leo Ferreira
Ano: 2023
Duração: 6’33
Classificação: 12 anos
Origem: São Paulo-SP
Sinopse: Diana recebe um chá de revelação preparado por sua família e amigas que revelará não apenas o sexo do bebê, mas outro segredo mais sinistro.
VÃO DAS ALMAS
Direção: Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape
Ano: 2023
Duração:15’
Classificação: 14 anos
Origem: Brasília-DF/ Cavalcante-GO
Sinopse: No Quilombo Kalunga, a profecia da Matinta corta o vilarejo-fantasma do Vão de Almas como uma corrente de ar gelado: “Existem vários tipos de Saci. Pererê é aquele menorzinho, que prega peça. Saçurá faz maldade…”
UM MAL NECESSÁRIO
Direção: Lucas Martins
Ano: 2024
Duração:14’10
Classificação: 10 anos
Origem: Manaus-AM
Sinopse: Um jovem ator vende sua alma para Mephistófeles, um demônio punk, a fim de se tornar conhecido. Porém seu sonho vira pesadelo quando personagens de filmes invadem a vida real do rapaz e trazem caos a sua noite.
RESISTÊNCIA
Direção: Juraci Júnior
Ano: 2023
Duração: 9:00
Classificação: Livre
Origem: Porto Velho-RO
Sinopse: Conhecida como "Ferrovia do Diabo", a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré começou a ser construída na Amazônia, no final do século XIX, e até hoje expõe cicatrizes por onde passou.
MARIA DE OLIVEIRA: O CINEMA BRASILEIRO PASSOU POR ITU
Direção: Paulo Aranha
Ano: 2024
Duração: 15’
Classificação: Livre
Origem: Itu-SP
Sinopse: Filme mergulha na vida da artista Maria de Oliveira, que acompanhou e participou ativamente de produções cinematográficas em Itu (SP), durante a década de 1960 até os anos 80. Hoje com 79 anos, neste ano de 2024 completa 60 anos de cinema brasileiro.
FANTASMAGORÍA
Direção: Juan Francisco González
Ano: 2022
Duração: 14’
Classificação: Livre
Origem: Maria Elena, Región de Antofagasta, Chile
Sinopse: No meio do Deserto do Atacama, são encontrados vestígios da última indústria de nitrato enquanto os habitantes testemunham o colapso de uma indústria localizada no ponto mais seco da Terra.
NOSSOS PASSOS SEGUIRÃO OS SEUS
Direção: Uilton Oliveira
Ano: 2022
Duração:13’36
Classificação: Livre
Origem: Duque de Caxias-RJ/ Rio de Janeiro-RJ
Sinopse: "A exploração é a lei, a greve eis o crime." No contexto da forte greve da classe trabalhadora e da repressão policial que se seguiu no Brasil na década de 1920, o curta-metragem resgata a figura do sindicalista Domingos Passos e o faz, ainda por cima, a partir de recriações, dado que o governo Bolsonaro limitou, como política, o acesso e uso do acervo cinematográfico do país.
PULSÃO DE VIDA
Direção: Ana Cândida
Ano: 2024
Duração: 13’44
Classificação: 12 anos
Origem: Belo Horizonte/ Conselheiro Lafaiete-MG
Sinopse: Barbara, uma talentosa bailarina diagnosticada ainda na infância com Lúpus está há mais de 13 anos em tratamento com hemodiálise e na fila à espera de um doador para transplante. O curta-metragem destaca como a dança, mais do que uma expressão artística, é a própria essência da sua jornada. “Pulsão de Vida" não é apenas um relato de sua condição médica, mas uma celebração da vida, da arte e do impulso humano que movimenta cada um de nós.
FEITO O VENTO
Direção: Julhin de Tia Lica
Ano: 2023
Duração:12’37
Classificação: Livre
Origem: Jardim do Seridó-RN
Sinopse: No Sertão do Seridó, em meio a caatinga que resiste a estiagem, um povo resiste às violências ainda presentes da colonização. São ramos, troncos e raízes fortes que dançam Feito o Vento.
NÃO HAVERÁ MAIS HISTÓRIA
SEM NÓS
Direção: Priscilla Brasil
Ano: 2024
Duração: 76’
Classificação: 14 anos
Origem: Brasil
Sinopse: Submersos no mar de greenwashing que os afoga diariamente, dois cineastas amazônicos decidiram denunciar, neste manifesto cinematográfico, as entranhas do processo histórico de inventar e explorar a floresta como um Jardim do Éden inesgotável. Entre Munique e Belém-PA, eles revelam como o racismo e o preconceito, no Brasil e em todo o mundo, ainda se organizam em torno da ideia de um "vazio demográfico selvagem", incapaz de falar por si mesmo.
OPULÊNCIA
Direção: Paulo Rodrigo Cardoso Pereira
Ano: 2024
Duração: 7’10
Classificação: 10 anos
Origem: Macapá-AP
Sinopse: "Opulência" é um videoclipe que desafia e redefine o conceito de opulência através dos corpos nortistas, explorando a expressão corporal da dança, principalmente do jazz, como um veículo para reimaginar a autoestima e a autoconfiança. Com bailarinos de Macapá e Santana, "Opulência" não apenas celebra a riqueza cultural e a força interior dos dançarinos, mas também oferece uma nova perspectiva sobre o que significa ser opulento, enraizado na autenticidade e na expressão individual.
DE VOLTA AO ANTIGO NORMAL
Direção: Maria Eduarda Costa da Silva
Ano: 2022
Duração: 9’58
Classificação: Livre
Origem: Santana-AP
Sinopse: O filme retrata o trabalho realizado pelos catraeiros na comunidade ribeirinha da Foz do Rio Vila Nova, sobretudo o transporte escolar. O curta aborda o impacto da pandemia no dia a dia destes trabalhadores e como foi o processo de retorno a normalidade após o fim dela, quando eles puderam finalmente voltar ao “antigo normal”.
CONVERSA VIADA: UMA OBRA SOBRE A ARTE PERFORMÁTICA DRAG QUEEN EM MACAPÁ
Direção: Joaquim Gatz
Ano: 2023
Duração: 40’17
Classificação: 14 anos
Origem: Macapá-AP
Sinopse: Originalmente criada no formato de websérie, a produção conta as histórias e vivências de três artistas Drag Queens da capital do Amapá a partir da narração das próprias personagens. Passando por questões como suas descobertas enquanto homens gays, relações familiares e sociais, as violências sofridas e os desafios em ser artista Drag Queen, o documentário retrata o cenário local dessa arte que é símbolo de resistência para a comunidade LGBTQIAPN+.
AMAR E RESISTIR
Direção: Criles Monteiro
Ano: 2024
Duração: 15’31
Classificação: Livre
Origem: Macapá-AP
Sinopse: Cinco mulheres lésbicas de diferentes gerações em Macapá, compartilham suas jornadas de amor e resistência. O documentário expõe os desafios de ser uma mulher lésbica em uma sociedade marcada pela intolerância, abordando tanto as violências enfrentadas quanto a força necessária para resistir, ao mesmo tempo que celebra o poder transformador do amor entre mulheres.
ATITUDINAL
Direção: César Rodríguez Pulido
Ano: 2024
Duração: 12’47
Classificação: Livre
Origem: Goiás-GO
Sinopse: Um estudante de cinema do interior do Brasil se questiona sobre a acessibilidade e a neurodivergência, ocupando o audiovisual como um espaço de inclusão.
CONTOS MIRABOLANTES –
O OLHO DO MAPINGUARI
Direção: Andrei Miralha e Petronio Medeiros
Ano: 2023
Duração: 9’18
Classificação: Livre
Origem: Belém-PA
Sinopse: Maria Estrela é uma menina que adora ouvir histórias antes de dormir, mas cansada de ouvir sempre as mesmas histórias, resolve ela mesma inventar um “conto mirabolante” onde narra a história de como o Terrível Mapinguari da Amazônia, um enorme monstro de um olho só e uma enorme boca em sua barriga, perdeu seu único olho na floresta e como a destemida Maria Estrela montada em Esperança, seu fabuloso Boi-Bumbá Alado, parte numa busca para encontrar o olho do Mapinguari.
COELHITOS E GAMBAZITAS
Direção: Thomas Larson
Ano: 2022
Duração: 10’26
Classificação: Livre
Origem: São Paulo-SP
Sinopse: Coelhos, gambás, dispositivos eletrônicos e pilhas de louça para lavar. Pais cansados e crianças entediadas.
OSMOSE
Direção: Camilla Martinez
Ano: 2023
Duração:15’12
Classificação: Livre
Origem: São Bernardo do Campo-SP
Sinopse: Tati é uma pré-adolescente que, após a escola, passa as tardes na casa de sua avó, Nena. Com o sonho de se tornar uma grande cientista, ela está prestes a participar do concurso de ciências de seu colégio e precisa encontrar um tema para realizar um experimento. No entanto, esse desafio faz Tati questionar sua capacidade de criar algo tão interessante quanto seus amigos. Ela conta com o apoio da avó para atravessar esse momento nebuloso, buscando auxílio para reconhecer seus pontos fortes e habilidades. As duas formam uma dupla poderosa, unindo o pensamento científico e os saberes populares.
MARÉ BRABA
Direção: Pâmela Peregrino
Ano: 2023
Duração:7’
Classificação: Livre
Origem: Fortaleza-CE/ Porto Seguro-BA
Sinopse: Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos.
DEIXA
Direção: Mariana Jaspe
Ano: 2023
Duração: 15 min
Classificação: 16 anos
Origem: Rio de Janeiro-RJ
Sinopse: Zezé Motta é Carmen, uma mulher que vive seu último dia de liberdade antes que seu marido saia da prisão.
UMBILINA E SUA GRANDE RIVAL
Direção: Marlom Meirelles
Ano: 2024
Duração:15’
Classificação: Livre
Origem: Bezerros - PE
Sinopse: “Umbilina e Sua Grande Rival” narra os infortúnios de sua protagonista, Umbilina (Marcélia Cartaxo), mulher pobre e sertaneja, viúva, mãe de dez filhos, dos quais, nove perdera pra Morte (Zezita Matos). Quando, convalescente, Umbilina é visitada novamente pela Morte, esta não espera que dessa vez, é a própria que a Morte veio buscar. Pela segurança de seu último filho vivo, José Maria do Ventrojesus (Juan Calado), Umbilina tentará dissuadir a Morte e adiar essa partida, pelo menos, até que ela possa garantir ao garoto um destino honroso como aquele dos personagens de cordel.
JANEIRO
Direção: Boca Migotto
Ano: 2024
Duração:11’
Classificação: Livre
Origem: Porto Alegre-RS
Sinopse: Apenas mais uma conversa entre pai e filho.
O DEMÔNIO QUANDO QUER FICA BONITO
Direção: Julia Zulian
Ano: 2022
Duração:11’48
Classificação: 14 anos
Origem: Jundiaí-SP
Sinopse: um poema visual que, por meio de representações artísticas a respeito do feminicídio e suas causas, articula uma narrativa em torno das práticas androcêntricas. A obra é uma adaptação do conto homônimo da autora bragantina Henriette Effenberger, que denuncia os impactos negativos causados pelo patriarcado nos corpos femininos, bem como expõe uma relação que se reverbera desde épocas muito distantes entre dominantes e dominados.
QUANDO O AMOR NÃO RESPIRA
Direção: Ana Carolina Marinho e Anna Zêpa
Ano: 2024
Duração: 14’
Classificação: 14 anos
Origem: São Paulo-SP
Sinopse: Durante um show, Robson é arrebatado pela figura de Afrodite. Ao descobrir que é uma Drag Queen, seu fascínio aumenta. Os dois alimentam o desejo um pelo outro, porém essa relação é sufocada pelo contexto em que vivem.
BENÇA
Direção: Mano Cappu
Ano: 2023
Duração:15’
Classificação: 12 anos
Origem: Curitiba-PR
Direção: Mano Cappu
Ano: 2023
Duração:15’
Classificação: 12 anos
Origem: Curitiba-PR
CARNE TRAÍDA
Direção: Amanda Poça
Ano: 2024
Duração: 11:35
Classificação: Livre
Origem: Santarém-PA
Sinopse: Não literalmente
ROBERTO BAGGIO
Direção: Henrique Cartaxo
Ano: 2023
Duração: 7’
Classificação: Livre
Origem: São Paulo-SP
Sinopse: A lembrança da Vitória do Brasil na Copa de 94 serve de disparadora para uma antologia dos anos 1990, sua cultura e política, no contexto do fim da Guerra Fria. Nela, se recapturam imagens que foram veiculadas na televisão no período e que se tornaram parte da memória coletiva de toda uma geração.
SOMBRAS DE MACUMBA NA LUZ DA MEMÓRIA
Direção: Camila Albrecht e Yuji Kodato
Ano: 2023
Duração:12’
Classificação: Livre
Origem: Brasil
Sinopse: Entre páginas antigas da Hemeroteca, segredos enterrados emergem revelando um antigo Rio de Janeiro imerso em mistérios, onde sombras ecoam cantos luminosos e rituais ancestrais se eternizam.
PELAS ONDAS LAMBEM-SE AS MARGENS
Direção: Hyndra
Ano: 2022
Duração: 8’
Classificação: 12 anos
Origem: Salvador-BA
Sinopse: Cartazes de filmes são criações voltadas para a divulgação de peças audiovisuais. Quando apreciadas em conjunto, podem ser compreendidas a partir de outros elementos. Este filme se propõe a explorar narrativas sobre o feminino, contada por cartazes, ao longo do cinema brasileiro moderno e contemporâneo.
ALGUMA COISA COM PLUTÔNIO
Direção: Raoni Assis
Ano: 2024
Duração: 11’
Classificação: Livre
Origem: Olinda-RE
Sinopse: Recife em distopia. Uma crítica social, tal qual choque de realidade, sobre apatia disfarçada de ficção e distopia. Personagens espreitando o fim que virá com o superaquecimento. Uma história familiar, até por demais.
SISO
Direção: Bartholomeu Ceccim
Ano: 2024
Duração:14’10
Classificação: 12 anos
Origem: Porto Alegre-RS
Sinopse: Logo após passar por um procedimento para extração de seus sisos, um jovem passa por um período de recuperação torturante, onde enfrentará sensações estranhas.
YUBITSUME
Direção: Raphael Genuino de Araújo Sakaguchi
Ano: 2022
Duração:5’24
Classificação: 14 anos
Origem: Vila Velha-ES
Sinopse: Hiro e Minoru são dois mafiosos da Yakusa que se desfazem de um corpo de uma mulher morta. Eles ainda não sabem mas terão que lidar com as consequências de seus erros. O curta-metragem permite duas interpretações sendo uma versão para quem fala o idioma original e outra para quem lê as legendas. Em ambas histórias a vingança prevalece guiando o destino dos personagens.
CRONOS DESPEDAÇADO
Direção: Breno Buswell
Ano: 2024
Duração:9’30
Classificação: 14 anos
Origem: Rio de Janeiro-RJ
Sinopse: Um homem atormentado faz uma última ligação desesperada para o seu amante numa tentativa de consertar o passado, enquanto o próprio tempo se fragmenta e retrocede ao seu redor, revelando o terrível e violento segredo por trás do seu sofrimento.
MOSTRA MEMORABILIA
04.DEZ - 19H
11 produções.
Duração: 147,47/ 2h27
Local: MovieLand - Av. Presidente Getúlio Vargas, 341 Villa Nova Shopping
No dicionário, memorabilia é um termo descrito como “fatos ou objetos, dignos de serem rememorados, que se guardam na lembrança ou como memória”. A Mostra Memorabilia visa apresentar um rico recorte da produção audiovisual documental contemporânea. Os documentários, independente do tema, tendem a somar para a memória coletiva, enquanto registro dos mais variados aspectos da vida, preservando momentos, personalidades, acontecimentos culturais e sociais, entre outros.
TYNNA
Direção: Rodrigo Medsan
Ano: 2022
Duração:15’30
Classificação: 10 anos
Origem: Juiz De Fora-MG
Sinopse: Documentário exalta a memória da primeira travesti a lecionar na Rede Pública da cidade de Juiz De Fora. “Tynna” transcende os limites do documentário tradicional apresentando-se como um curta-metragem performático imerso na estética dos anos 2000. Abordando a trajetória de Tynna Medsan, travesti que quebrou barreiras ao se tornar professora da Rede Pública e pioneira ao ingressar no ensino superior graduando-se em matemática. O filme também retrata Tynna como uma artista, cover de Britney Spears, exaltando a expressão poética da identidade travesti.
MEMÓRIAS CULINÁRIAS DO QUILOMBO AUSENTE FELIZ
Direção: Lucas Assunção
Ano: 2024
Duração: 15’
Classificação: Livre
Origem: Serro-MG
Sinopse: Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz mergulha nas profundezas de uma comunidade quilombola, onde cada ingrediente conta uma história e cada prato é um testemunho de gerações.
NUNCA PENSEI QUE SERIA ASSIM
Direção: Meibe Rodrigues
Ano: 2022
Duração: 10’
Classificação: 14 anos
Origem: Belo Horizonte-MG
Sinopse: Chamo de escrevivência cinematográfica este curta porque faço uso da câmera e não do lápis ou papel pra contar a minha história.” Através de memórias do próprio passado, a artista Meibe Rodrigues propõe uma reflexão sobre negritude e escrevivência.
QUEM ME QUER?
Direção: Tiago Pinheiro
Ano: 2023
Duração:15’
Classificação: Livre
Origem: Recife-PE
Sinopse: Memórias de quem tem o Cinema São Luiz em um lugar de afeto na sua vida.
ANA RÚBIA
Direção: Íris Alves Lacerda e Diego Baraldi de Lima
Ano: 2022
Duração: 15’
Classificação: Livre
Origem: Rondonópolis-MT
Sinopse: Brasil profundo. Entre derivas por uma cidade do interior de Mato Grosso às margens da BR-163, acompanhamos instantes da rotina de Ana Rúbia, que se prepara para o lançamento do livro “Memórias Escolares de Travestis”.
SESSÃO SAMAÚMA
05.DEZ - 19H
LOCAL: MovieLand - Av. Presidente Getúlio Vargas, 341 Villa Nova Shopping
A Samaúma é uma árvore emblemática da flora amazônica. Reconhecida por sua imponência e grandiosidade, é considerada sagrada para diversas comunidades indígenas, a guardiã das florestas, reverenciada tanto por suas propriedades naturais, quanto por seu simbolismo cultural. Suas raízes chamadas de sapopemba, usadas para comunicação na floresta, evocam a ideia de conexão e diálogo. No Festival Imagem-Movimento, esta sessão é dedicada à exibição de filmes de longa-metragem que dialoguem com o Amapá e a Pan-Amazônia, inspirando reflexões e provocações.
MOSTRA FÔLEGO!
06.DEZ - 18H30
+ Votação do Prêmio Gengibirra de Audiovisual
10 produções amapaenses.
Duração: 146’/ 2h26
LOCAL: MovieLand - Av. Presidente Getúlio Vargas, 341 Villa Nova Shopping
Mostra que carrega o apelo de uma das mais fortes expressões amapaenses. A expressão "Fôlego!" é usada para denotar espanto, surpresa, admiração...E aqui ela dá nome à Mostra que é dedicada ao cinema e audiovisual produzido no Amapá. Uma janela de exibição que fortalece a circulação do audiovisual local, bem como oportuniza ao público o acesso às produções que refletem nossas identidades socioculturais.
LEMBRAR QUE A DOR NÃO É O ÚNICO JEITO DE EXISTIR
Direção: Waleff Dias
Ano: 2022
Duração: 16’20
Classificação: 12 anos
Origem: Macapá-AP
Sinopse: Baseado no diálogo com a figura paterna, o filme é um lembrete a homens negros do encontro do hoje no amanhã sobre a ausência que surgiu ontem.
PISCA-PISCA
Direção: Alerrando Marques, Ana Beatriz Souza, Fernando Vaz, Gustavo Almeida, Deivid Brazão, Ingrid dos Santos, Joabe do Carmo, Maiane Fernandes, Manoel Vicente da Costa, Maria Fernanda Sanches, Zaquias Pereira, Vitória Nascimento
Ano: 2023
Duração:17’
Classificação: Livre
Origem: Ferreira Gomes-AP
Sinopse: Neste documentário-cartográfico, jovens moradores de Ferreira Gomes, município rural amapaense que abriga 3 hidrelétricas, levantam depoimentos sobre o serviço de energia elétrica no Estado. Sob suas lentes, ângulos e olhares, os jovens narram a realidade de conviver com a falta de energia num lugar onde o abastecimento deveria ser constante.
AMADO
Direção: Jhimmy Feiches
Ano: 2023
Duração:3’42
Classificação: Livre
Origem: Macacá-AP
Sinopse: Curta musical que narra a trajetória de Jhimmy e 'Amado' se esquivando das amarras propostas pela expectativa heteronormativa que o homem amazônida e ribeirinho é colocado. Promovendo uma proposta de narrativa onde o homem rústico também é sensível, a obra explora o medo de consumir o ato de amor e a coragem necessária pra viver suas vontades, mesmo que isso signifique fugir do seu próprio paraíso na natureza.
TU ORO
Direção: Rodrigo Aquiles
Ano: 2024
Duração:15’
Classificação: 16 anos
Origem: Macapá-AP
Sinopse: No século 19, o Amapá era disputado por Brasil e França. O território era considerado "terra de ninguém", o que promoveu uma corrida pelo ouro. Joaquim, um homem preto garimpeiro, é forçado por Lunier, um explorador francês, a revelar a localização de uma mina de ouro. Ao longo do trajeto, preso e sob a mira de um revólver, Joaquim vai utilizar o seu conhecimento sobre a floresta para se livrar deste inimigo.